top of page
Buscar
  • Foto do escritorBruna Milagres

Avaliação Fisioterápica

Em todas as áreas que o fisioterapeuta pode atuar, há uma coisa em comum: a avaliação. Além de essencial para elaboração de uma conduta direcionada para a necessidade de cada cliente, é OBRIGATÓRIA segundo o Artigo 15, parágrafo IV do Código de Ética do COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional). Portanto, todos os fisioterapeutas, devem fazer uma avaliação detalhada antes de iniciar qualquer tipo de intervenção ou orientação.


Além do COFFITO, outros órgãos importantes como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e WCPT (Confederação Mundial de Fisioterapia) ratificam a importância da avaliação fisioterápica. Cada profissão da saúde tem sua expertise e sua competência e, na área da saúde, essas são muitas vezes complementares.


Pensando dessa maneira, se você precisa de tratamento fisioterápico, não espere que a avaliação deste profissional seja a mesma realizada por um médico, por exemplo. Mas, isso não diminui a importância da avaliação deste. Como dito anteriormente, essas avaliações realizadas por profissionais diferentes são complementares.


A avaliação fisioterápica é realizada para identificar possíveis disfunções de movimento e/ou do Sistema Musculoesquelético. Mas, também, não deixamos de entender como cada indivíduo está situado no seu contexto. Portanto, buscamos entender também quais são os possíveis impactos dessas disfunções nas atividades rotineiras e primordiais no dia-a-dia e se há alguma restrição na participação social impactada por estas questões.


Nossa equipe de fisioterapeutas se capacita constantemente para te avaliar da melhor maneira possível. Buscamos sempre o atendimento mais individualizado possível. Por mais que você conheça pessoas que tinham uma condição de saúde semelhante a sua atual, suas demandas são únicas e também as causas podem ser bem distintas. Dessa maneira, estamos prontos para realizar sua avaliação e fazermos um plano de cuidados totalmente focado na sua melhora.


Texto produzido por


Renato de Paula da Silva

CREFITO 4 / 271844-F

Fisioterapia Esportiva e Ortopédica

26 visualizações0 comentário
bottom of page